Programa

» Conferencistas convidados

ISABEL CRISTINA SALES FONTES JARDIM
Mestre e licenciada em Química em 1976. Doutorou-se em 1983 na área de Ciências, concretamente em radioquímica no Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em Campinas – SP (Brasil). Desde 1981 é docente desse Instituto sendo actualmente professora titular no Departamento de Química Analítica. É responsável por diversas disciplinas de licenciatura, mestrado e pós-graduação em Química, Engenharia Química, Química Analítica e Engenharia de Alimentos. Os seus interesses científicos relacionam-se com o desenvolvimento e aplicação de métodos analíticos, com particular ênfase para técnicas separativas, concentrando-se na cromatografia líquida de alta eficiência direcionada para preparação, caracterização e aplicação de fases estacionárias e desenvolvimento e validação de métodos para determinação de fármacos e agrotóxicos em diversos tipos de matrizes: água, solos, fluidos biológicos e alimentos. É orientadora de diversas teses de licenciatura, mestrado, doutoramento e pos-doutoramento. Tem apresentado mais de 400 trabalhos em diversos eventos científicos, nacionais e internacionais, e publicado mais de 70 artigos em revistas especializadas (1320 citações; índice H = 19). É autora de cinco capítulos de livros e 3 patentes. Recebeu o Prémio de Reconhecimento Académico “Zeferino Vaz”, da Unicamp em 2010. Actualmente, é editora associada da revista Scientia Chromatographica.
JUAN-PABLO ALBAR RAMÍREZ
Licenciado e mestre em Bioquímica pela Universidad Complutense de Madrid. Doutorado em Bioquímica, ramo imunologia, em 1975 por esta mesma Universidade. Desde 1999 é director do laboratório de proteómica do Centro Nacional de Biotecnología no Spanish Council for Scientific Research – CSIC (Madrid), sendo que actualmente conjuga este cargo com a posição de investigador sénior e de coordenador do Instituto Nacional de Proteómica (ProteoRed-ISCIII). As suas áreas de investigação são espectrometria de massa, proteómica, síntese de péptidos, química proteica, estrutura e função dos anticorpos e epitope mapping. Possui vários projectos financiados a nível nacional e europeu nas áreas de proteómica humana, computacional, funcional e interactomics, na criação de redes de trabalho e no desenvolvimento de ferramentas de bio-informática na área de protéomica. É membro de várias sociedades entre as que se destaca a Spanish Proteomics Association (SEProt), a European Proteomics Association (EuPA), a Human Proteome Organization (HUPO), o HUPO-PSI Steering Committee e o HUPO Council (Board of Directors). É membro de painéis de avaliação de várias entidades e projectos financiados a nível nacional e internacional, tais como as Acções Marie Curie (FP6-2005; FP6-2006), o Clinical Omics (FP7-Health-2007-A) e de diversas Agencias de Investigação Espanholas das áreas da proteómica, biologia molecular, cancro e nanotecnologia. É membro do corpo editoral do Journal of Proteomics e revisor de várias revistas científicas entre elas a Proteomics e o Journal of Proteome Research. Tem publicado mais de 150 artigos em revistas especializadas (4143 citações; índice H = 35).
FERNANDO MAURO LANÇAS
Licenciado e Mestre em Química em 1978. Doutorou-se em 1981 na área da Química Analítica Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil. Efectuou um estágio de pos-doutoramento durante dois anos no Virginia Polytechnique Institute and State University, Virgina Tech, USA (1982-1983) na área de Cromatografia Multidimensional com o Prof. Harold McNair. Foi Professor Visitante na Universidade de Cornell, USA, a convite do Prof. Jack Henion em Espectrometria de Massas em Tandem (1995). Desde 1977 é docente na Universidade de São Paulo sendo actualmente professor titular no Departamento de de Química e Física Molecular. Colabora ainda com várias instituições de ensino superior e investigação nacionais. Em 1984 iniciou uma série de eventos científicos denominado Congresso Latino-Americano de Cromatografia (COLACRO) e em 1992 a série Simpósio Brasileiro de Cromatografia (SIMCRO) sendo presidente da Comissão Científica de ambos até o presente. É fundador e Editor-in-Chief do Scientia Chromatographica, jornal dedicado à área de cromatografia e técnicas afins. Tem sido membro do corpo editorial de várias revistas internacionais, entre elas o Journal of High Resolution Chromatography, Journal of Microcolumn Separations, Energy Sources, Fuel Science and Technology International, Journal of Capillary Electrophoresis, Journal of Chromatographic Science e Journal of Separation Science. É revisor de mais de uma dezena de revistas da especialidade.
É orientador de diversas teses de licenciatura, mestrado, doutoramento e pos-doutoramento, tendo até o presente 90px teses. Tem apresentado mais de centenas trabalhos em diversos eventos científicos, nacionais e internacionais, e publicado mais de 300 artigos em revistas especializadas (1948 citações; índice H = 22), dezenas de capítulos e 5 livros.
Os seus interesses científicos relacionam-se com o desenvolvimento de instrumentação, acessórios, colunas, e aplicações na área de cromatografia (gás, liquida, supercrítica e unificada), técnicas de preparação de amostras e espectrometria de massas.
MARIA EUGÊNIA QUEIROZ NASSUR
Mestre (1992), doutorada (1996) e pós-doutorada (2001-2003) em Química Analítica pela Universidade de São Paulo. Possui pós-doutoramento pela University of Waterloo (2006, Ontário, Canadá). Actualmente é Professora Associada do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (Brasil). Os seus interesses científicos relacionam-se com a química analítica no desenvolvimento e aplicação de métodos analíticos e separativos, com particular ênfase no desenvolvimento de novas fases estacionárias como os polímeros de impressão molecular (MIP), acesso restrito (RAM), imunosorventes e condutores (eletropolimerização por voltametria cíclica) para técnicas de microextracção (SPME, in-tube SPME, MEPS e SBSE), hifenação das técnicas de microextracção com a cromatografia líquida (in-tube SPME/LC-MS/MS) e cromatografia líquida bidimensional acoplada à espectrometria de massa sequencial. É orientadora de diversas teses de licenciatura, mestrado, doutoramento e pos-doutoramento.
Tem apresentado mais de uma centena de trabalhos em diversos eventos científicos, nacionais e internacionais, e publicado mais de 50 artigos em revistas especializadas (709 citações; índice H = 17).

» Programa Social

O programa social do 8º Encontro Nacional de Cromatografia contará com actividades que procuram dinamizar o convívio entre os congressistas.

Vinho de Honra, 2 de Dezembro

Os participantes do 8ENC terão o prazer de degustar uma variedade dos melhores vinhos regionais oferecidos pela Adega Cooperativa da Covilhã. Este convívio decorrerá no Museu de Lanifícios, situado no pólo principal da Universidade da Beira Interior. Criado com a finalidade de preservar e recuperar a área das tinturarias da Real Fábrica de Panos, uma manufactura de Estado, fundada pelo Marquês de Pombal em 1764 e classificada como Imóvel de Interesse Público. Em 2000, o Sítio do Museu foi reconhecido pela UNESCO obtendo o prémio como Melhor Museu Português em 2001.

Durante o Vinho de Honra, também terão o prazer de assistir a um concerto da Escola Profissional de Artes da Covilhã (EPABI).

Jantar de Gala, 3 de Dezembro

Os participantes do 8º Encontro Nacional de Cromatografia terão o prazer de usufruir dos melhores produtos que oferece a gastronomia da Serra da Estrela, culminando com a típica queimada. Este jantar decorrerá no restaurante do hotel TRYP COVILHÃ DONA MARIA e será amenizado pela actuação das tunas académicas da Universidade da Beira Interior: Desertuna e EncantaTuna.

Facebook | Desertuna

Programa Científico

» Segunda-feira / Monday :: 2 Dezembro

Segunda-feira / Monday – 2 Dezembro

08:00-09:00 Registo dos participantes / Registration
09:00-09:30 Sessão de abertura / Opening cerimony
09:30-10:30 Comunicação Plenária: Ultra-High Performance Liquid Chromatography: Fundamentals, Developments and Applications in the Determination of Multirresidues of Pesticides - Isabel Jardim (Universidade Estadual de Campinas- IQM UNICAMP, Brasil)
10:30-11:00 Café e sessão de posters/ Coffee-break and poster session
11:00-11:30 Comunicação Convidada: Trends on automation of sample preparation based on bead injection technique - Marcela A. Segundo (FFUP)

Sessão Oral I / Oral Session I
11:30-11:50 High Performance Liquid Chromatography analysis of anthocyanins for varietal differentiation of Vitisvinifera L red grapes – Fernanda Cosme (IBB/GCB-UTAD).
11:50- 12:10 Latest technological advances in high resolution mass spectrometry: ORBITRAP mass spectrometry – Sílvia Maia (CEMUP)
12:10-12:40 Tecnocroma Vendor Seminar
12:40-14:00 Almoço /Lunch break
14:00-14:30 Comunicação Convidada: Bidimensional Liquid Chromatography for Bioanalysis - Eugênia Queiroz (Universidade de S. Paulo - FFCRLP, Brasil)
14:30-15:00 Comunicação Convidada: The role of chromatography in Forensic Toxicology - Mário Barroso (INMLCF)
15:00 Sessão Oral II / Oral Session II Sessão Oral III / Oral Session III
15:00-15:20 Phenylethanoid glycosides in Veronica urticifolia extracts: characterization by HPLC-DAD-ESI/MS – João C. Barreira (CIMO-IPB) Quantitative analysis of opicapone and its active metabolite in rat matrices by high-performance liquid chromatography coupled to a diode array detector – Daniela Gonçalves (FFUC)
15:20-15:40 Influência dos produtos da reação de Maillard isolados do malte por cromatografia de exclusão molecular na inibição da isomerização do xantohumol – Daniel O. Carvalho (REQUIMTE-UP) Naproxen molecularly imprinted microspheres: two different approaches combining sol-gel and water-in-oil microemulsions – Mariana Ornelas (CIQ-UP)
15:40-16:00 Phenolic profile of wild fruits of Rosa micrantha ex Sm. and Rosa canina L. from Northeast Portugal – Lillian Barros (CIMO-IPB) Encapsulação de Cafeína e Diclofenac em Carvão Activado e MOF ZIF-8 – Catarina João (IPB)
16:00-16:30 Café e sessão de posters / Coffee-break and poster session

Sessão Oral IV / Oral Session IV Sessão Oral V / Oral Session V
16:30-16:50 Solving complex natural matrices with comprehensive two dimensional gás chromatography: Sambucus nigra L. volatile terpenoids characterization – Ângelo C. Salvador (QOPNA-UA) Application of bar adsorptive micro-extraction (BAµE) for trace level analysis of testosterone and epitestosterone in urine samples for screening purposes in anti-doping control context - Samir M. Ahmad (FCUL)
16:50-17:10 Seeds and stones from Olea europaea: phenolic compounds and antioxidant capacity – Maria Rosário Bronze (FFUL)
Desenvolvimento de uma metodologia analítica para a determinação de novas substâncias psicoativas em amostras biológicas – Cláudia Margalho (INMLCF)

17:10-17:30 Influence of abiotic stress factors on rice volatile emission from Portuguese paddy fields – Eduardo P. Mateus (CENSE-UNL) Chromatographic techniques for genotoxic impurities in pharmaceutical Products – Sílvia Santos (Hovione)
17:30-18:30 Reunião Grupo de Cromatografia SPQ /Meeting
18:30-19:30 Vinho de Honra
» Terça-feira / Tuesday :: 3 Dezembro

Terça-feira / Tuesday – 3 Dezembro

09:00-10:00 Comunicação Plenária: Two-dimensional liquid chromatography coupled to high resolution mass spectrometry for improving proteome coverage – Juan Pablo Albar (Centro Nacional de Biotecnologia – CICS, Espanha)
10:00-10:30 Comunicação Convidada: Exploring the metabolomics of human fluids in disease research: the asthma case-study - Sílvia M. Rocha (UA)
10:30-10:50 Café e sessão de posters / Coffee-break and poster session

Sessão Oral VI / Oral Session VI Sessão Oral VII / Oral Session VII
10:50-11:30 Chromatographic multi-dimension in GC: Reality, alternative or just a separative extravagancy – Marco D.R. Gomes da Silva (REQUIMTE-UL) Pre-miR-29 purification by amino acids-affinity chromatography – Patrícia Pereira (CICS-UBI)
11:30-11:50 Comprehensive two-dimensional liquid chromatography applied to complex organic samples – Andreia S. Paula (DC & CESAM-UA) Kinetic characterization of retinoic X receptor binding to specific and unspecific DNA oligoduplexes with quartz crystal microbalance – Rogério Rodrigues (IBB-UAlg)
11:50-12:10 Determinação de compostos α-dicarbonílicos utilizando a extração líquido-líquido assistida por salting-out – Inês M. Valente (REQUIMTE-UP) Molecular recognition of polynucleotides and plasmid DNA by L-methionine support– Élia Mota (CICS-UBI)
12:10-12:40 Soquímica Vendor Seminar
12:40-14:00 Almoço /Lunch break
14:00-14:30 Comunicação Convidada: A cromatografia e a micotoxicologia alimentar - Armando Venâncio (UM)

Sessão Oral VIII / Oral Session VIII Sessão Oral IX / Oral Session IX
14:30-14:50 Determinação de aminas biogénicas por extração líquido-líquido assistida por salting-out e cromatografia líquida de alta eficiência com deteção fluorimétrica – Rui M. Ramos (REQUIMTE-UP) Novel Affinity Chromatography Processes for the Purification of Plasmid DNA Using Small Aromatic Molecules– Catarina Nunes (CICS-UBI)
14:50-15:10 Cartas de controlo para avaliação da precisão dos resultados cromatográficos (GC-FID) de metanol e outros compostos voláteis em aguardentes de origem vínica – Ofélia Anjos (IPCB) Multicomponent Chiral Separations by Analytical and Preparative Liquid Chromatography – António E. Ribeiro (IPB)
15:10-15:30 QUECHERS extraction and GC-MS for the analysis of polychlorinated biphenyls in wild and cultivated mussels – Tânia V. Madureira (ICBAS-UP) Effect of pH in the adsorption mechanism of lysozyme on carboxymethyl cellulose - Francisco Marques (CICS-UBI)

15:30-16:00 Café e sessão de posters / Coffee-break and poster session

Sessão Oral X / Oral Session X Sessão Oral XI / Oral Session XI
16:00-16:20 GC-MS as a tool towards identification of typical sugars occurred in Helicobacter pylori lipopolysaccharides – Lisete Silva (QOPNA-UA) Physical Characterization of Protein-Ligand Interaction by Impedance Acoustic Waves - Jorge de-Carvalho (IBB-UAlg)


16:20-16:40 GC×GC-ToFMS metabolomics profiling of exhaled breath condensate: potential in health status monitoring – Corália F Barbosa (QOPNA-UA)
Recovery of biological active catechol-O-methyltransferase isoforms from Q-Sepharose – Filipa Correia (CICS-UBI)
16:40-17:00 Protective effect of electron beam irradiation in tocopherols integrity: evaluation by HPLC-fluorescence detection – João C. Barreira (CIMO-IPB) Multimodal behavior of phenylboronate chromatography – Rimenys Jr. Carvalho (IBB, UL)
20:00-22:30 Jantar do Encontro /Dinner
» Quarta-feira / Wednesday :: 4 Dezembro

Quarta-feira / Wednesday – 4 Dezembro

09:00-10:00 Comunicação Plenária: Preparação de Amostras para Análises Cromatográficas no Século XXI: Tendências – Fernando Lanças (Universidade de S. Paulo - ISC, Brasil)
10:00-10:30 Comunicação Convidada: Floating Sampling Technology - A novel enrichment concept for static microextraction analysis – José Manuel F. Nogueira (FCUL)
10:30-11:00 Waters Vendor Seminar
11:00-11:30 Café / Coffee-break

Sessão Oral XII / Oral Session XII
11:20-11:40 Validated chromatographic method for fluorimetric determination of an anti-Leishmania compound in mice tissues – Marcelo V. Osório (REQUIMTE-UP)
11:40-12:00 Organic residue analysis of Roman amphorae using Gas Chromatography/Mass Spectrometry – Ana Manhita (UE)
12:00-12:30 Comunicação Convidada: Aqueous Two-Phase Systems for Antibodies Purification: from macro to micro-scale – Raquel Aires-Barros (IBB-UL)
12:30-13:00 Cerimónia de encerramento e entrega de prémios / Closing ceremony and awards
DATAS IMPORTANTES
» 14 de outubro de 2013
limite para submissão de resumos
» 28 de outubro de 2013
nova data limite para submissão de resumos
» 4 de novembro de 2013
Confirmação da aceitação das comunicações
» 11 de novembro de 2013
Data limite para inscrição no Encontro a preço reduzido
» 2-4 de Dezembro de 2013
8º Encontro Nacional de Cromatografia